Definição de cachaça

São tantos os nomes e apelidos pra cachaça que muitas vezes a definição não é conhecida pela maioria. Como nós da Vô Milano prezamos sempre pelo bom atendimento e por trabalhar com produtos de qualidade, segue um resumo da definição de cachaça.

– Cachaça só é se for brasileira!

A definição do destilado nacional foi dada pelo decreto federal de no 4.851, de 2/10/2003, no artigo 92. Cachaça é denominação típica e exclusiva da aguardente de cana produzida no Brasil, com graduação alcoólica de 38 a 48% em volume, a 20ºC, obtida pela destilação do mosto fermentado de cana-de-açúcar com características sensoriais peculiares, podendo ser adicionada de açúcares até seis gramas por litro, expressos em sacarose.

O texto regulamentar básico editado pelo Governo brasileiro para disciplinar a produção e comercialização de cachaça no Brasil é a Instrução Normativa nº 13, de 29 de junho de 2005, baixada pelo Ministro da Agricultura e publicada no Diário Oficial da União de 30 de junho de 2006. A IN nº13/2005, como é conhecida, “Aprova o Regulamento Técnico para Fixação dos Padrões de Identidade e Qualidade para Aguardente de Cana e para Cachaça”.

É importante destacar que caso não se enquadre nessa definição a bebida não pode ser comercializada como cachaça e receberá a denominação de aguardente de cana. Por exemplo, um destilado de cana-de-açúcar com graduação alcoólica de 49 por cento em volume é um aguardente de cana-de-açúcar.

O mesmo ocorre com outros destilados não originados da cana. Por exemplo, um destilado de caju é uma aguardente de caju e não uma cachaça de caju. E ao adicionarmos ervas e/ou especiarias na bebida, não é possível comercializa-la como cachaça, mas sim como uma aguardente composta.

– Diferença de cachaça para aguardente

A definição de aguardente é mais genérica que a de cachaça, mais abrangente, tendo sob essa alcunha uma infinidade de bebidas diferentes, podendo ser produzidas em qualquer local do mundo.

Aguardentes são bebidas fortemente alcoólicas, obtidas pela fermentação e posterior destilação de mostos açucarados, oriundos do caldo, e de macerados vegetais ou não. Assim, a definição de aguardente é genérica, e, como tal, pode-se encontrar aguardentes de frutas como laranja, uva, banana, medronho; aguardente de cereais como cevada, milho, arroz; aguardente de raízes e tubérculos como de beterraba, mandioca, batata; aguardente de colmos como cana-de-açúcar e bambu.

Em 14 de novembro de 1996, foi concluída a análise em aguardente de cana e cachaça demonstrando que estes seriam produtos similares, porém distintos. Após diversas mudanças de definição da denominação, a Instrução Normativa 13, publicada em 29 de junho de 2005, legislação mais atual sobre o Padrão de Identidade e Qualidade da cachaça, que são apresentadas abaixo.

O que é Aguardente de Cana?

Aguardente de Cana é a bebida com graduação alcoólica de 38% vol (trinta e oito por cento em volume) a 54% vol(cinqüenta e quatro por cento em volume) a 20ºC (vinte graus Celsius), obtida do destilado alcoólico simples de cana-de-açúcar ou pela destilação do mosto fermentado do caldo de cana-de-açúcar, podendo ser adicionada de açúcares até 6g/l (seis gramas por litro), expressos em sacarose.

– Os tipos de cachaça!

Cachaça com muita adição de açúcar.

  • Cachaça Adoçada: Quando a cachaça contém açúcares em quantidade superior a 6g por litro e inferior a 30g por litro, expressos em sacarose.

A cachaça pode ser branca ou amarela.

  • Brancas: A cachaça pode ou não passar por madeira. É importante destacar que a cachaça não pode ter nenhuma alteração de cor. Nesse caso, o produtor poderá adicionar a marca as expressões Clássica, Tradicional ou Prata.

A cachaça que não passa por madeira é, depois da destilação, descansada em aço inox e em seguida é padronizada e engarrafada. A bebida apresenta aroma e paladar mais próximos da cana. Agora, algumas cachaças são retidas em madeiras que não soltam coloração (Jequitibá, Freijó, Amendoim) – portanto, elas continuam sendo brancas.

  • Amarelas: A cachaça foi armazenada ou envelhecida em madeira e apresentou alteração substancial na sua coloração. Nesse caso o produtor poderá adicionar a marca a expressão Ouro, Envelhecida, Premium, Extra Premium.

A cachaça retida em madeira pode ser armazenada ou envelhecida:

  • Armazenada: A cachaça fica armazenada por tempo indeterminado (2 meses, 5 meses, 1 ano, 3 anos) emtonéis de madeira sem distinção de tamanho. Este processo resulta no chamado “amaciamento” da bebida, influenciado no seu aroma e paladar de acordo com a madeira.
  • Envelhecida: No mínimo 50% da cachaça fica durante pelo menos 1 ano em tonéis de no máximo 700 litros. Por ser um tonel menor e por ficar retido por mais tempo, as cachaças envelhecidas acabam apresentando alterações mais evidentes na sua cor, aroma e paladar. As envelhecidas podem ser divididas em Premium ou Extra Premium

As cachaças chamadas Cachaças Premium Devem conter 100% de cachaça ou aguardente de cana envelhecida em recipientes de madeira apropriado, com capacidade máxima de 700 litros, por um período não inferior a um ano.

As cachaças chamadas Cachaças Extra Premium: Devem conter 100% de cachaça ou aguardente de cana envelhecida em recipiente de madeira apropriado, com capacidade máxima de 700 litros, por um período não inferior a três anos.

Nota importante: O tamanho do barril, ou seja, a capacidade de armazenamento, também influencia no processo de envelhecimento. Se compararmos dois barris de tamanhos diferentes, mas feitos da mesma madeira e com a mesma idade, no recipiente menor a bebida terá mais contato com a madeira e, consequentemente, o seu efeito sobre a bebida será maior. Daí a importância de se normatizar o volume dos barris usados para o envelhecimento.

Os barris para envelhecimento de cachaça podem ser feitos com diversas madeiras, mas essas diferenças ficam para outro momento. Acompanhe em nosso site novidades e informações sobre o mundo da cachaça!
 

Fonte: Amigos da Cachaça e Mapa da Cachaça.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *